COMUNICADO E TERMOS DE ATENDIMENTO POR TELEPSIQUIATRIA
Levando em conta a situação de calamidade pública causada pela pandemia do COVID-19, resolvemos oferecer a opção de telepsiquiatria, evitando possível agravamento da saúde mental e psíquica dos pacientes que necessitarem de atendimento.
1.Serão realizadas consultas online por vídeo chamada utilizando a tecnologia da ferramenta Google meet, sempre respeitando o sigilo e a proteção dos dados do paciente. Todos os dados de transmissão são criptografados, garantindo a segurança da informação. As instruções para acesso à ferramenta serão devidamente explicadas após agendamento.
2.As consultas ocorrerão mediante agendamento, que será disponibilizado em até 48 horas após confirmação do pagamento dos honorários.
3.É vedada ao paciente a gravação do atendimento em telepsiquiatria, por qualquer meio. As consultas não serão armazenadas em vídeo ou áudio, somente em prontuário médico.
4.Cada atendimento de telepsiquiatria, é destinado ao uso pessoal e intransferível por parte do paciente. É vedada a utilização da prestação de serviço por mais de uma pessoa ou o compartilhamento de informações entre múltiplos usuários. Assim, somente o paciente cadastrado terá direito ao atendimento.
5.As consultas presenciais ocorrerão apenas em casos indicados e necessários.
6.Receitas médicas, atestados e relatórios serão entregues por aplicativo/empresa de transporte, ou enviadas digitalmente com assinatura eletrônica, sempre procurando atender as normas de higiene, sigilo, confidencialidade e ética médica.
7.Opiniões, recomendações e decisões médicas serão tomadas apenas se a qualidade da informação recebida for suficiente e pertinente para o cerne da questão. Uma consulta presencial pode ser necessária para complementação.
8.A aquisição da prestação de serviços de atendimento por telepsiquiatria, implica expressa adesão a todos os seus termos e concordância expressa das condições previstas para a utilização dos serviços ofertados.
Decisão amparada pela Constituição da República Federativa do Brasil, pela Lei Federal 10.216/2001, pela Resolução 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo comunicado oficial da associação brasileira de psiquiatria (OF 099/2020/ABP/SEC – 23/03/2020).
Requisitos mínimos do seu dispositivo para o atendimento de tele-psiquiatria:
· Sistema Operacional: O Google Meet é compatível com a versão atual e com as duas versões principais anteriores destes sistemas operacionais:
Apple® macOS®
Microsoft® Windows®
Chrome OS
Ubuntu® e outras distribuições Linux® baseadas no Debian· Flash Player: Macromedia Flash 9
· Navegador (Browser):
O Meet funciona com a versão atual dos navegadores listados abaixo:
Navegador Chrome. Faça o download da versão mais recente.
Mozilla® Firefox®. Faça o download da versão mais recente.
Microsoft® Edge®. Faça o download da versão mais recente.
Apple® Safari®.
O Meet tem suporte limitado no Microsoft Internet Explorer® 11. No Microsoft Edge, a
experiência é melhor. Se você quiser usar o Hangouts no Internet Explorer, precisará instalar
um plug-in para o Meet. Faça o download e instale a versão mais recente do Google Video Support Plugin.
Dica: se o navegador não permitir videochamadas do Meet, ligue para a reunião usando o
número de telefone e o PIN informados pelo organizador.Internet Explorer 7.0 ou Firefox 3.0
· Hardware e rede:
Para as videochamadas do Google Meet, você precisa destes itens:
Uma conexão de banda larga com a Internet (mais detalhes em Preparar a rede)
Uma webcam integrada ou uma câmera USB externa
Observação: outros dispositivos, como câmeras virtuais, talvez não funcionem com o Meet.
· Permissão de acesso:
Antes de começar a usar o Google Meet, você precisa permitir o acesso à câmera e ao microfone do seu computador.
Permitir o acesso na primeira vez que você usar o Meet
Em um navegador da Web, acesse a página inicial do Meet.
Clique em Iniciar uma nova reunião.
Clique em Permitir.
Alterar a configuração para permitir o acesso
Se o acesso não for solicitado ou você tiver bloqueado o acesso anteriormente, será possível alterar as configurações.
Em um navegador da Web, acesse a página inicial do Meet.
Clique em Iniciar uma nova reunião.
No canto superior direito, clique em Câmera bloqueada Mídia não permitida.
Clique em Sempre permitir que https://plus.google.com acesse sua câmera e seu microfone.
Clique em Concluído. A conexão com a videochamada será estabelecida automaticamente.
Se você não vir a atualização, saia da reunião e acesse-a novamente.
3. Problemas com o acesso:
https://support.google.com/meet/answer/7317473?hl=pt-BR