O QUE É DEPRESSÃO?

A depressão é uma doença de saúde mental que requer entendimento e tratamento. Ela é capaz de afetar negativamente a forma como você se sente, a maneira como você pensa e como atua, podendo causar sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que já desfrutava. Além disso, a mesma pode acarretar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e podem diminuir a capacidade de uma pessoa funcionar no trabalho e em casa.

QUEM PODE TER SINTOMAS DE DEPRESSÃO?

O quadro depressivo afeta pessoas de todas as idades, raças e grupos econômicos. Por fatores culturais, alguns homens sentem vergonha de admitir e procuram melhorar através de outras atitudes, como o abuso de álcool, drogas e outros vícios. Depressão não tratada, no homem, pode acarretar consequências desastrosas, pois a possibilidade de morte por suicídio é quatro vezes maior do que na mulher.

QUAIS AS CAUSAS E FATORES DE RISCO DA DEPRESSÃO?

  • Fatores Genéticos: Ter um familiar imediato com o transtorno mental ou um transtorno de humor pode aumentar seu risco.
  • Distúrbio de sono: Os problemas crônicos de sono, como a insônia, estão associados à doença. Embora os especialistas não saibam se a falta de sono causa depressão, episódios de baixo humor parecem acompanhar períodos de sono fraco.
  • Circunstâncias da vida: Mesmo eventos felizes, como ter um bebê ou conseguir um novo emprego, podem aumentar o risco de algumas pessoas desenvolverem um quadro de depressão. Outros eventos da vida ligados à depressão incluem: perder um emprego, divórcio, mudança de cidade, aposentadoria e até a morte de um ente querido.
  • Abuso de substâncias: Drogas e álcool podem levar a mudanças químicas no cérebro que contribuem para desenvolver a doença. A automedicação com essas substâncias também podem resultar no transtorno.
  • Doenças crônicas: Outras condições crônicas como diabetes, artrite, dor crônica, doença cardíaca ou da tireóide, são outros fatores que podem estar associados ao desenvolvimento da doença.